Learning English…. on the Internet! (Parte 1)

5:14 pm in English Language by Sidon

Motivação

Conversando com algumas pessoas sobre a necessidade e a dificuldade de se aprender Inglês, percebi que grande parte simplesmente desconhece as possibilidades existentes na internet para este objetivo, alias, a rede oferece um universo inteiro de conhecimentos, a maior parte inteirmente ‘Free’ e… In English! Venho coletando links (Delicious, meu grande amigo!) ha alguns anos, por isto seria inviável tentar resumir tudo em um mesmo post, assim, vou escrever este texto em partes, esta é a primeira parte.

Porque aprender Inglês

Blá blá blá, qualquer coisa que eu escrever aqui vai soar como blá blá blá, todo mundo já sabe que o ingles é essencial em nossos dias, não adianta resistir, “Everything is dominated”.

Minha experiencia

Em minha área de atuação sempre precisei de ler algumas coisas em Inglês, e sempre consegui me virar de uma forma ou de outra, até pouco tempo atrás até me sentia confortável , mas de uns 2 ou 3 anos pra cá as coisas mudaram drasticamente, aquele “algumas coisas” que eu precisa ler “vez ou outra”, tornaram-se “a maioria das coisas, quase sempre”, ao utilizar qualquer ferramenta de computação, basta teclar F1 para aparecer um enorme texto em Inglês, e como se não bastasse, muita vez os textos nos levam a um vídeo com alguem explicando algo na língua de Shakespeare, e é ai que o “bicho pega”.

Aprendendo Ingles ‘In English’

Em primeiro lugar é preciso deixar claro minha opinião, baseado na minha experiencia: Não se aprende Inglês ouvindo em Português, a boa noticia é que, ‘nowadays’, não é preciso pagar uma fortuna para se ter um curso em inglês, com falantes em inglês, com legendas em inglês e até com legendas e explicações (escritas) em Português, na verdade pode se ter isto absolutamente ‘Free’, isto é, totalmente gratis.

Para quem acha que não sabe absolutamente nada

Algumas pessoas se sentem constrangidas de iniciar o aprendizado de Ingles com um curso direcionado para crianças, isto é tolice, se voce acha que não sabe nada, que ainda está muito “crú”, a melhor estrategia é iniciar em um curso “for kids”, ouvi isto (quero dizer… li), de um grande professor de inglês: chamado A. J. Hoge, criador do Effort English ( http://effortlessenglishclub.com/), concordo  quando ele diz que se iniciarmos com algo muito difícil, a tendencia é desistirmos e/ou nos consideramos incapazes em um curto espaço de tempo.

Arregaçando as mangas

Vamos deixar de blá blá blá e iniciar no que realmente interessa, vou começar com alguns links para pessoas que, como eu, já tem o “Básico do básico, do básico”, para quem acha que se encontra na situação de “não sei nadica de nada”, reservei um espaço no fim  destes textos, e para quem já está em um nível além do básico, sorry, talvez voce não seja contemplado aqui.

English Made in Brasil

O English made in Brasil (http://www.sk.com.br/sk.html) não é o tipo de site que tem como foco o ensino, mas sim a lingua Inglesa em si, tem tudo sobre o idioma, aliás, sobre o aprendizado do idioma, se voce seguiu esta chatisse de texto até aqui (ou mesmo que tenha iniciado neste trecho) então acho que voce deveria entrar neste site e “debulha-lo”, nele voce vai encontrar tópicos escritos em Português, tais como:

Que é língua?
Que é aprender inglês e como aprender?
Línguas: conhecimento ou habilidade?

O site é bem extenso, procura derrubar alguns mitos, como o que a maioria dos professores afirmam que o Inglês é uma língua fácil, mais fácil que o português, lembro-me de uma discussão no forum do site em que um dos seus administradores apresentava varios argumentos para afirmar que o Inglês é mais dificil que o nosso idioma, um dos que recordo claramente é o fato do Português possuir tantas regras gramaticais, os acentos, etc, ele fazia um pararelo com o fato de voce dirigir em uma estrada sinalizada (nosso idioma) e dirigir em uma estrada não sinalizada (Inglês), O fato do idioma ser mais rico não implica, necessariamente, ser mais difícil, infelizmente não consegui encontrar o link quando escrevia este texto. De qualquer forma, o debate se deu antes da reforma ortográfica, seria esta reforma benéfica ao nosso idioma? sei lá! visite este site: http://www.acordarmelhor.com.br/ e tire suas próprias conclusões. Bah! o assunto é Inglês, vamos ao próximo:

Inglês Já

É um site de uma Brasileira que vive no Reino Unido, a proposta dela não é ensinar Inglês mas sim ensinar como estudar o idoma, como ela fala em Português, não vou me alongar explicando o trabalho dela, para compreende-lo, basta ir no site: http://inglesja.com/30dc/, o interessante é que quando eu escrevia este texto, bastou clicar no “Já sou cadastrado” para sair usando, nem precisou me cadastrar, pra se ter uma idéia do proposta da garota, deixo aqui o segundo vídeo da série de 30, escolhi este vídeo porque sempre quis postar algo no meu blog sobre o delicious, a Fabiana ja o fez:

Estudo baseado na repetição

Uma ótima opção para incrementar o vocabulário, Estas ferramentas são baseadas em estudos científicos, funciona mais ou menos como uma espécie de game ou quiz, em que é feito uma pergunta e dependendo do nível de acerto do usuário, a mesma pergunta será programada para um determinado tempo (algumas horas, 2 dias, 3 dias, etc), Estas ferramentas funcionam não só para o aprendizado de idiomas (na verdade para a memorização de vocábulos e expressões) mas também para qualquer assunto em que se possa fragmentar o conhecimento.

Supermemo

http://www.supermemo.net/
Basta voce criar uma conta e se inscrever nos vários cursos gratuitos disponiveis, tem também muitos cursos pagos, voce pode também crias seus proprios cursos.

Quizlet

http://quizlet.com/
Aqui também voce pode criar seu proprio set (http://quizlet.com/create_set/) ou estudar em um das centenas que existem, por exemplo:

http://quizlet.com/4226289/sat-vocab-flash-cards/
http://quizlet.com/4314264/list-e-antonyms-flash-cards/

Exercícios

Este site tem ‘teracentos’ exercícios, em varios níveis (vai aparecer no tópico “For kids”), o site pode te conduzir a conteúdos onde as instruções estão em espanhol ou outro idioma qualquer mas o objetivo sempre é o aprendizado de ingles: http://www.agendaweb.org/ alguns exercicios podem parecer “babacas” ou infantis, mas tem muita coisa boa

Help for Students Learning English

Como eles mesmos dizem “aprenda Inglês com nossos recursos gratuitos para estudantes ESL, incluindo referencias no aprendizado do idioma, atividades, tais como testes, votações e artigos em ingles, aqui é o lugar perfeito para o aprendizado de inglês, onde as pessoas estão online 24 horas por dia para responder suas perguntas” : http://www.usingenglish.com/students.html

Por enquanto é isto, na próxima semana continuarei o texto, o melhor está por vir! :-)

Segunda parte: http://www.cosmoverbal.net/english-language/learning-english-on-the-internet-parte-2