O Desenvolvimento de software nunca será engenharia?

11:00 am in Desenvolvimento by Sidon

 

Ponte1Interessante texto (Em ingles) em que o autor tece suas considerações sobre a tentativa de se "adaptar o desenvolvimento de software às rígidas práticas da engenharia".

Algumas observações bem pertinentes, por exemplo ele diz que os defensores desta idéia dizem que o desenvolvimento de sw ainda é um campo bem novo em relação à engenharia e por isto ainda não temos as práticas ideais e "blah"… Então ela cita que o desenvolvimento hoje é muito diferente do de a 10 anos atrás, observa também que já construimos muito mais softwares do que pontes.

Para mostrar a diferença da evolução da área de desenvolvolvimento de software demonstra a evolução do jogo de poquer depois do advento dos jogos online, onde garotos de 19 anos derrotam profissionais veteranos.

O cara é tão convicto que chega a afirmar que "esperar que o desenvolvimento de sw um dia se torne uma disciplina da engenharia é o mesmo que ficar esperando que a água se transforme em gelatina sem adicionarmos o pó para tal" :-)

Segundo ele a 10 anos atrás começamos a utilizar UML e ferramentas CASE, 10 anos atrás achavamos que nos 10 anos seguintes teriamos programas que nos permitiria construir softwares da mesma forma que ferramentas CAD permitem construir máquinas (ou parte delas), ainda segundo ele, isto não só não aconteceu, como acabamos tomando um caminho totalmente diferente, hoje falamos em desenvolvimento ágil. Hoje, desenvolvemos software sem tentar definir todo o sistema em diagramas UML.

Para ele, a questão é bem clara, “software é algo vivo, pontes não.”, quando desenvolvemos softwares,  a liberação V1 será muito diferente da versão final, em alguns casos a liberação V2  sera bem diferente da V1.

No final ele conclui que “Desenvolvedores tem muito mais em comum com cirugiões do que com Engenheiros”

Mais interessante ainda são as reações nos comentários, vale a pena ler.

http://elegantcode.com/2011/06/22/why-software-development-will-never-be-engineering/

Desenvolvedores: Médicos ou Jardineiros?

melanciasEm Outro interessante texto sobre o mesmo tema,  o autor afirma que desenvolvedores se parecem mais com jardineiros do que com Engenheiros, novamente fazendo alusão ao fato de que cuidamos de algo “vivo” ou muito mais dinamico do que os engenheiros cuidam.

Texto original:
http://chrisaitchison.com/2011/05/03/you-are-not-a-software-engineer

Voce pode ver a tradução/Interpretação em portugues por Eduardo Rolim aqui.